O secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias, afirmou, ontem, em Luanda, que o Ministério da Educação não orientou o encerramento dos cursos de Matemática, Biologia, Química e Física, nas escolas de formação de professores.
O dirigente falava para esclarecer o mal entendido que se gerou na sequência de uma entrevista que concedeu à Rádio Nacional de Angola, informando que, para este próximo ano lectivo, que começa em Setembro desse ano, vai haver apenas, a suspensão de ingresso de novos estudantes nos referidos cursos.
Gildo Matias acrescentou que plano do encerramento temporário desses cursos é para que o Ministério da Educação e as escolas possam preparar melhor as condições para que se possa receber novos alunos nos referidos cursos.
“Estamos a falar de vinte e cinco cursos de Matemática, Física, Biologia e Química, que não vão receber novos alunos“, referiu Gildo Matias.
MAIS: ISCED vai encerrar os cursos de Filosofia, Pedagogia e Psicologia
O Gestor público também informou que os alunos que no ano passado estavam a frequentar a 10ª vão continuar a frequentar esses cursos, podendo transitar para a 11ª, 12ª ou 13ª classes.
Foi revelado também que o país actualmente conta com 102 Magistérios Primários, vocacionados à formação de professores de nível secundário, que ministram 84 cursos nas especialidades de Matemática-Física e Biologia-Química.
“Suspender, não abrir novas vagas, não é o mesmo que encerrar, porque encerrar significaria que os estudantes que já estão na escola deixavam de ter oportunidade de continuar a sua formação“, explicou, adiantando que nos restantes cursos, mais de cinquenta, o processo de inscrição começou segunda-feira.