Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

SIC apreende material electrico roubado na ENDE

Grande quantidade de material eléctrico, pertença da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), apreendido a um comerciante informal, foi apresentado esta segunda-feira pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Lobito, província de Benguela.

Trata-se de equipamento armazenado em dois contentores de vinte pés, contendo armários, cabos eléctricos de média tensão, holofotes, disjuntores e outros, segundo uma fonte da ENDE que pediu anonimato.

Segundo o mesmo, acrescentou que, entre o referido material, há equipamento pertencente à subestação térmica do Biópio e também de iluminação pública, destinado à estrada nacional EN100, adquirido no âmbito da Linha de Crédito da China.

Após a recepção do material, foi fácil a sua identificação porque o mesmo estava devidamente sinalizado”, explicou.

Por sua vez, o comerciante, de 45 anos de idade, afirmou que comprava material eléctrico para revender, reconhecendo a ilegalidade do processo, uma vez que ele, além de não possuir uma empresa constituída, não se importava com a sua origem.

MAIS: Detido fornecedor de armas a meliantes

Na cerimónia, o SIC apresentou mais nove indivíduos com idades compreendidas entre os 19 e 25 anos, supostamente implicados em furtos  e roubos qualificados, muitas vezes com recurso a armas de fogo.

O porta-voz daquela corporação policial, Francisco Chimesso Vieira, destacou que um dos meliantes, conhecido por Kiquiabo, muito perigoso, que há cerca de um ano molestava transeuntes no perímetro que vai da praça do Tchapanguele à zona alta, com o auxílio de outros comparsas.

Do conjunto de acções realizadas pelo SIC, com o apoio do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), resultou a apreensão de material diverso, com destaque para televisores, aparelhos de som, geleira, motorizadas e botijas de gás.

Neste momento, os detidos aguardam pelo andamento dos processos sob responsabilidade do Ministério Público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.