Dois funcionários do Hospital Geral David Bernardino “Kamanga“, instalada na centralidade do Distrito Urbano do Mussungue, foram detidos, sexta-feira, sob a acusação de tentativa de suborno a efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC) e a técnicos da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE).
Trata-se do chefe do Departamento de Administração e Finanças e do responsável dos Recursos Humanos, que tentaram subornar, com oitocentos mil kwanzas, efectivos das duas instituições de investigação, no município de Chitato.
Ontem, através de uma nota, o SIC informou que os dois funcionários públicos pretendiam obstruir uma actividade de investigação e inspecção que estava em curso contra os mesmos a nível do Hospital Geral da Lunda-Norte, com proposta de oferta de dinheiro.
No trabalho da IGAE sobre uma suposta gestão danosa na unidade sanitária, verificou-se que os acusados substituíam beneficiários de salários e subsídios para “trabalhadores fantasma”.
Os implicados vão ser apresentados ao Ministério Público, com vista à formalização das medidas de coacção pessoal, lê-se na nota.