Viktor Bout, conhecido como o ‘Mercador da Morte’, foi devolvido à Rússia enquanto cumpria uma pena de 25 anos nos Estados Unidos, após a troca de prisioneiros com a basquetebolista Brittney Griner.
O traficante de armas russo Viktor Bout, que ganhou ainda mais notoriedade depois da troca de prisioneiros que envolveu a basquetebolista norte-americana Brittney Griner, será candidato pelo partido ultranacionalista russo às próximas eleições locais, marcadas para 10 de setembro.
Bout, que ficou conhecido pela alcunha de ‘Mercador da Morte’, foi inicialmente preso pelas autoridades norte-americanas em 2008, e em 2011 foi condenado a 25 anos de prisão por vários crimes relacionados com o tráfico de armas, pela justiça norte-americana. Em dezembro de 2022, o cidadão russo foi usado como moeda de troca pelos EUA, que receberam a estrela da WNBA Brittney Griner, detida na Rússia antes do início da guerra.
Segundo a agência estatal de notícias TASS, as autoridades eleitorais autorizaram a candidatura de Viktor Bout pelo Partido Democrático Liberal, um grupo que faz parte da chamada ‘oposição sistémica’, ou seja, os restantes partidos da Duma que apoiam as medidas levadas a cabo pelo regime de Vladimir Putin.
Bout candidata-se à assembleia legislativa na região de Ulyanovsk, no centro do país, assim como à assembleia municipal da localidade de Krasnoyarsk. As eleições locais estão marcadas para 10 de setembro.
Antes de ser detido, em 2008, Bout foi uma importante figura no mercado negro do tráfico de armas, estando associado ao financiamento e armamento de várias milícias armadas, muitas vezes fascistas, por todo o mundo. A sua detenção ocorreu na Tailândia, depois de uma operação norte-americana que se estendeu por três continentes.
Brittney Griner foi detida antes do início da guerra em Moscovo, tendo sido condenada por tráfico de estupefacientes após ter sido apanhada no aeroporto com um vaporizador de canábis – sendo que o consumo e posse de canábis na Rússia é considerado um crime muito grave.