Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Vacinas mais Acessíveis é o Objectivo dos Países do G20 na Cimeira em Itália

Vacinas acessíveis para todos é o objectivo dos países do G20, segundo o que foi acordado na cimeira por teleconferência do grupo organizada pela Arábia Saudita, onde os mesmos retificaram a promessa de não pouparem esforços para proteger vidas e garantir a distribuição da vacina contra o coronavírus para todos.

Na declaração final da cimeira não houve referência a novos apoios, mas “Prometemos respeitar o compromisso de trabalhar em conjunto para estarmos ao nível dos desafios da pandemia de Covid-19 de forma a proteger vidas, modos de vida e proteger os mais vulneráveis“, declarou o Rei saudita, Salmane Ben Abdelaziz Al Saoud

Na reunião do G20, grupo de países que inclui os mais industrializados e as mais fortes economias emergentes do mundo, os chefes da diplomacia pediram que seja procurada uma resposta comum a crises globais como a pandemia de Covid-19. Este encontro que ocorreu em Matera, em Itália, é o primeiro presencial do grupo em dois anos. Além do combate à pandemia, à questão do desenvolvimento sustentável em África também mereceu um grande destaque na cimeira.

O Vice-Primeiro Ministro da Itália, Luigi di Maio, lembrou as prioridades do grupo declarando que “O programa da presidência italiana do G20 tem três pilares: As pessoas, o planeta e a prosperidade. Através do multilateralismo, pretende contrariar o impacto social, sanitário e económico da pandemia, e assim proporcionar uma recuperação económica que seja sustentável, inclusiva e resiliente“,

A questão das vacinas contra a Covid-19 foi também central nesta discussão. A China pediu aos produtores que levantem as restrições à exportação e evitem monopolizá-las, para que cheguem ao maior número de pessoas possível.

Além de África e do multilateralismo, falou-se aqui da importância de reconstruir a sociedade de maneira sustentável, como salientou o ministro Di Maio, nesta sessão conjunta com os ministros do Desenvolvimento, o que acontece pela primeira vez no G20, para discutir a segurança alimentar e a nutrição, temas que a presidência italiana quis colocar no centro da agenda desta reunião dos ministros dos negócios estrangeiros do G20.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.