Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Vaticano é afectado por um julgamento histórico

Pela primeira na história do Vaticano, estão no banco dos réus um cardeal e mais nove altas figuras ligadas à Santa Sé envolvidas num escândalo financeiro, onde são acusadas de abuso de poder, fraude e branqueamento de capitais.

O cardeal Angelo Becciu, figura central no mesmo processo, negou todas as acusações e garantiu ser inocente, bem como  considerou ser vítima de um esquema financeiro.Becciu é uma das figuras mais poderosas da hierarquia católica e também é o primeiro cardeal a sentar-se no banco dos réus.

Essas acusações vem de dois anos de investigação, resumida em 500 páginas, e que dizem que houve vários crimes na compra de um prédio no bairro de Chelsea, em Londres. A aquisição terá desviado verbas do principal fundo de caridade católico, provocando um rombo financeiro de 350 milhões de euros nas contas da Santa Sé.

MAIS: Coreias retomam ligações telefónicas entre os dois países

Independentemente da sentença, este já é um julgamento que vai marcar o pontificado de Francisco, que fez das reformas da Igreja um dos seus cavalos de batalha.

O Papa alterou a lei para que bispos e os cardeais sediados no Vaticano, que até agora só podiam ser julgados pelos seus pares, possam ser processados e julgados pelo tribunal da Santa Sé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.