Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

PRESIDENTE ANGOLANO DE VIAGEM MARCADA PARA ENCONTRO COM EMMANUEL MACRON EM PARÍS

O presidente João Lourenço, deve encontrar-se na próxima terça-feira em París com o seu homólogo Francês, Emmanuel Macron. A abordagem no encontro deverá ser sobre o futuro das economias africanas.

Dos lusófonjos, para além do chefe de estado angolano, estará igualmente Filipe Nyusi, Presidente moçambicano, para além de 15 outros líderes africanos para discutir o financiamento da dívida africana e o futuro do sector privado no continente.

Ao que consta, os dois presidentes lusófonos, vão receber atenção especial por parte do Eliseu, encontrando-se na manhã de terça-feira a sós com o Presidente Emmanuel Macron, em duas reuniões separadas.

Na agenda bilateral do encontro entre Macron e Filipe Nyusi está a situação em Cabo Delgado e os planos de coordenação entre os países vizinhos para fazer face ao terrorismo naquela região, assim como as diversas ofertas de ajuda por parte de Portugal, Estados Unidos e França, segundo fonte do Eliseu.

A situação na vila de Palma afetou os interesses financeiros da França na região, já que a gigante francesa Total preparava-se para investir cerca de 20 mil milhões de dólares num megaprojeto de exploração de gás natural da bacia do Rovuma, no Norte de Moçambique.

A empresa francesa abandonou por tempo indeterminado este projeto e tem estado a cancelar todos os contratos no terreno.

Na noite de segunda-feira, o Presidente Emmanuel Macron vai acolher os líderes africanos no Palácio do Eliseu para um jantar e a conferência vai acontecer na tarde de terça-feira, no Grand Palais Ephemere, construído junto à Torre Eiffel, enquanto o Grand Palais original está em obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *