Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Acções da ENSA valorizam 124%

O dado consta dos relatórios de mercado da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) consultados pelo Jornal de Economia & Finanças, na sua edição de segunda-feira.

A última cotação da seguradora, segundo a publicação especializada da Edições Novembro EP, tinha subido mais de 24 por cento ao escalar dos anteriores 22 500 kwanzas por cada unidade para os 28 000 com que iniciam hoje (ontem, por ser dia de feriado, o mercado bolsista angolano esteve fechado).
Comportamento inverso ao da ENSA teve o BAI (Banco Angolano de Investimentos), que registava a queda de 5,66 por cento, fixando o valor de cada ação nos 50 000 após ter estado na sessão anterior nos 53 000 kwanzas.
Quanto ao Banco Caixa Geral outro operador já listado no mercado de acções, não registou variação, mantendo-se nos anteriores 11 500 kwanzas.
Segundo o administrador executivo da BODIVA, Odair Costa, num evento sobre finanças, a valorização das acções da ENSA, de 20 por cento em dois dias, teve como base a estratégia adoptada pela ENSA (Empresa Nacional de seguros) em vender as acções a um preço atractivo, resultando numa procura superior à oferta.
A procura pelas 720 000 acções da ENSA vendidas em mercado primário, teve um rácio sobre a oferta de 174,51 por cento, que por um lado garantiu ao Emitente a arrecadação do montante total da Oferta de 8 973 milhões de kwanzas.
Por outro lado, garantiu que observados os critérios de rateio nos termos do Prospecto, todos os 1.115 investidores que submeteram ordens válidas fossem contemplados na alocação.
A ENSA lidera o mercado angolano em vários ramos de seguros, com destaque nas áreas de Doença, Acidentes de Trabalho e Outros Danos em Coisas. No ramo de Doença, a ENSA detém uma quota de mais de um terço do mercado. No ramo de Acidentes de Trabalho, mantém uma posição dominante com mais 35 por cento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *