Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Acidentes de viação provocam 77 mortes

A Polícia Nacional registou, de 7 a 13 deste mês, um total de 77 mortes, em consequência de 321 acidentes de viação, informou, esta segunda-feira, em Luanda, o chefe de Secção de Rádio e Televisão da Direcção de Comunicação Institucional e Imprensa da instituição, Venâncio Vicente.

O inspector-chefe da Polícia Nacional disse que os acidentes ocorreram, na maioria dos casos, por desrespeito ao Código de Estrada. Além do número de mortos, adiantou, registaram ainda, no mesmo período, um total de 376 feridos.

A Polícia, destacou, apreendeu, também, neste período, 114 viaturas, 630 motorizadas, 762 cartas de condução, 469 verbetes, 632 livretes e 343 títulos de registo de propriedade. Quanto às multas, esclareceu, foram aplicadas 2.151, avaliadas em seis milhões de kwanzas.

No domínio da segurança pública, acrescentou, foram detidos 878 suspeitos de cometerem crimes diversos, assim como foram esclarecidos 754 crimes e realizadas  375 buscas, através de 568 micro-operações.

Venâncio Vicente referiu que foram ainda apreendidas 75 armas de fogo, de diversos calibres, com realce para as províncias de Luanda, com 33, Huambo, com 11, Bengo e Zaire, com 8, Bié, Benguela, Cuanza-Norte, Cabinda, Cuando -Cubango e Lunda- Norte, com 2 cada.

Entre as detenções, comunicou, há ainda a destacar a de 527 cidadãos, por supostas acções delituosas, com realce para 13 homicídios, 130 roubos, 174 furtos, 164 ofensas à integridade física e 46 casos de agressão sexual.

As “micro-operações”realizadas no mesmo período em algumas províncias, explicou, resultaram na apreensão de 14 viaturas, 41 motorizadas, 49 telefones, 16 televisores, 23 computadores, 56 botijas de gás butano e 13 cabeças de gado bovino.

As acções levadas a cabo, disse, visando a segurança e inviolabilidade da fronteira resultaram na detenção de mais de 2.988 cidadãos, por contrabando de combustível, pesca ilegal e mercadorias não declaradas. Dos detidos, 1.820 são do Congo Democrático, que vinham acompanhados com 256 crianças, 90 namibianos, 2 zambianos e 1.076 cidadãos nacionais.


Bombeiros registam sete óbitos no final de semana

O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros registou um total de 7 mortos, durante o final de semana no país, informou, ontem, o porta-voz da instituição, Félix Domingos.

O intendente adiantou, ainda, que das mortes registadas duas  foram por presumíveis afogamentos , duas por suicídio, no caso por enforcamento, e outras duas por acidente de viação. “Há também o registo de um feto morto, cujas causas da morte estão ainda por se determinar”, explicou Félix Domingos.

Durante o final de semana, continuou, foram registados 21 incêndios, de pequenas proporções, assim como 56 atendimentos pré-hospitalares, que culminaram com a evacuação de pacientes para as unidades hospitalares próximas. Entre as ocorrências houve ainda quatro derrames de combustível em Luanda, assim como sete desbloqueios de portas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *