Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Aeroporto da Catumbela vai receber vôos internacionais

A certificação do Aeroporto Internacional Paulo Teixeira Jorge, localizado no município da Catumbela, província de Benguela, acontece hoje, quinta-feira, 12, segundo a Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA).

O acto de certificação, a ser feito pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), marca um momento significativo para o sector da Aviação Civil em Angola.
Segundo a organização, este processo representa o cumprimento de normas internacionais de segurança e operação, permitindo que o aeroporto opere voos de maior escala e se torne uma referência no tráfego aéreo nacional e internacional.
De acordo com a SGA, a certificação é resultado de inspecções rigorosas, melhorias na infra-estrutura e capacitação das equipas operacionais, alinhadas aos padrões da Organização Internacional da Aviação Civil (OIAC).
O reconhecimento fortalecerá o papel estratégico do aeroporto na província de Benguela, fomentando o turismo, o comércio e a integração regional.
Com a certificação, refere a SGA, espera-se um aumento no número de rotas e conexões, consolidando a Catumbela como um hub para a aviação em Angola.
O director Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos em Benguela, Pascoal Luís, destacou a importância estratégica da certificação do Aeroporto Internacional Paulo Teixeira Jorge, na Catumbela, enfatizando o seu impacto no relançamento do sector turístico na região.
 Segundo Pascoal Luís, o ganho não se limita à aviação, mas também ao turismo local, criando novas oportunidades para promover a riqueza cultural, histórica e natural da província.
 “A certificação abre portas para um aumento no fluxo de turistas internacionais, facilitando o acesso a Benguela e às suas atracções, como as praias de Benguela e Baía Farta, a Serra da Chela, e o rico património cultural da região”, ressaltou.
 Acrescentou que, além do relançamento do turismo na região, o aeroporto certificado posiciona a província como um destino competitivo no mercado turístico global.
Pascoal Luís destacou, também, a importância de articular o turismo com outros sectores, como a cultura e a gastronomia, para oferecer aos visitantes experiências completas e autênticas, promovendo o desenvolvimento sustentável e a criação de empregos na região.
O Aeroporto Internacional Paulo Teixeira Jorge, um dos principais de Angola, localizado na província de Benguela, especificamente na vila da Catumbela, a cerca de 15 quilómetros de Benguela e 30 da cidade portuária do Lobito, vem reforçar a importância estratégica do Corredor do Lobito.
O evento de certificação contará com a presença de representantes de alto nível do Ministério dos Transportes, da ANAC, da SGA, autoridades locais e outros convidados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *