Os professores estagiários vão garantir o normal funcionamento das aulas nas instituições de ensino em todo o país durante o Censo Geral da População e Habitação, devido ao envolvimento dos docentes efectivos no processo censitário, anunciou, em Caxito, na província do Bengo, a ministra da Educação.
Luísa Grilo apelou aos encarregados de educação a manterem a calma e tranquilidade, visto que os professores estagiários concluíram os programas curriculares, necessitando apenas de um estágio para garantir a certificação.
“Não haverá problemas. Os encarregados devem ficar tranquilos. Eles já são professores e vão cumprir muito bem o programa. Quinzenalmente vão participar de uma formação para receberem o reforço necessário, com a supervisão dos inspectores. Portanto, fiquem tranquilos, visto que eles já são professores, só não estão ainda certificados. Para obterem a certificação têm de passar pelo processo de estágio”, assegurou a governante, explicando que o Censo vai possibilitar que os novos docentes façam o estágio que faltava. “Eles não vão trabalhar sozinhos, serão acompanhados pelas direcções das escolas”, garantiu.
A governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, exortou, a população da comuna do Muzondo, município do Dande, a receberem os recenseadores com cordialidade, colaborando e prestando as informações necessárias sobre o processo censitário, com o intuito de mudar a vida dos angolanos.