Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Centro Tecnológico Digital de Angola nasce em Cacuaco

O Centro Tecnológico Digital de Angola começou a ser construído ontem, no município de Cacuaco, em Luanda, com o lançamento da primeira pedra.

O empreendimento está a ser erguido pelo Raxio Grupo, num investimento de 20 milhões de dólares, com previsão de entrar em funcionamento no próximo ano.

Localizado na Estrada Nacional Nº 100, a infra-estrutura vai ocupar uma área de  320 metros /120 metros, que permite perspectivar a ampliação do imóvel numa segunda fase.Na ocasião, o presidente da Comissão Executiva do Grupo Raxio, Robert Mullins, considerou o momento de “muito especial para a instituição”  e determinante “na escolha de parceiros a nível de desenhos arquitectónicos e de execução do projecto”, por se tratar de um centro de classe mundial em Angola.

Segundo o investidor, o novo empreendimento é de capital importância para o desenvolvimento económico regional, pois contempla vários centros de dados a serem construídos em várias regiões do continente africano, particularmente no Uganda, onde já se encontra a operar, há um ano e meio, e na Etiópia prevê-se  a sua abertura no final do presente ano.

Robert Mullins  deu a conhecer que a República Democrática do Congo (RDC), Moçambique e a Costa de Marfim também serão contemplados com projectos semelhantes, que já se encontram em construção  e  com conclusão prevista para 2024. As obras do centro na Tanzânia só deverão arrancar no final do ano em curso.

“Como sucede  em todas as instalações do Grupo  Raxio, Angola está a ser desenvolvida com base nas regras universais de sustentabilidade, conduzindo a um impacto positivo através da criação directa e indirecta de empregos para quadros qualificados. Projectamos uma instalação com os padrões internacionais  mais elevados  do ponto de vista tecnológico ambiental.

Mais-valia

O administrador do Distrito Sede do Cacuaco, Adão Pacheco, em representação do titular Auzilio Jacob, considerou que com a construção deste Centro Tecnológica Digital na sua circunscrição, o país, a província de Luanda e o município de Cacuaco, em particular, ganham muito, já que é a primeira em Angola e sétima em África.

O presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento e Promoção das Exportações ( AIPEX), Lello Francisco, representantes das missões diplomáticas dos Estados Unidos e da França e autoridades tradicionais presenciaram o evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *