Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

China fecha parte do 3º maior porto do Mundo devido ao novo Coronavírus

A China fechou parte de um dos portos mais importantes do mundo,devido ao novo Coronavírus, num momento em que as interrupções no transporte logístico já estão a pesar fortemente nas cadeias de abastecimento naquele país.

O porto de Ningbo-Zhoushan é um dos principais portos chineses de frete, onde  no ano passado 1.200 milhões de toneladas de mercadorias passaram pelo cais do porto, tornando-se o terceiro maior do mundo em expedições.

A actividade foi imediatamente interrompida e a área (em questão do porto) fechada”, depois de ter sido detectado, na última quarta-feira(11/8), um caso de Covid-19 entre os funcionários, de acordo com Jiang Yipeng, gerente de operações do terminal de Meishan.

MAIS: China isola cidade face a novo surto de Covid-19

De informar que o Porto de  Ningbo-Zhoushan tem capacidade para 10 milhões de contentores, segundo a imprensa chinesa. As autoridades ainda não determinaram como o caso de Covid-19 surgiu entre os trabalhadores portuários, visto que a maioria dos funcionários em teoria já vacinados e regularmente testados. Por precaução, quase 2.000 deles foram colocados em confinamento solitário. O encerramento de um terminal no referido porto pode piorar ainda mais a situação do transporte marítimo, sob forte pressão global devido às restrições de saúde e à recuperação económica, o que impulsionou a demanda por mercadorias.

Só para relembrar que em Maio passado, o encerramento temporário do porto chinês de Yantian (sul), também devido aos casos reportados do novo coronavírus, resultou em semanas de atrasos no embarque de mercadorias.

A China, que controlou amplamente a epidemia de Covid-19 desde a Primavera de 2020, está a enfrentar um ressurgimento da contaminação no país desde Julho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.