Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Cidadã sul-africana detida no país com 20 quilogramas de drogas

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) apresentou, segunda-feira, em Luanda, uma cidadã sul-africana, de 41 anos, detida no dia três deste mês no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em posse de 20 quilogramas de cocaína.

De acordo com o director do gabinete de Comunicação do SIC, Manuel Halaiwa, a detenção da suspeita ocorreu quando o voo com destino à África do Sul, cumpria escala em Luanda, saindo da cidade de Guarulhos, estado de São Paulo, Brasil.
A detida, explicou, usou 13 casacos impermeáveis colocados em sacolas de viagens, onde os pacotes do produto ilícito foram embrulhados com recurso ao papel de alumínio e fita adesiva, para facilitar a sua passagem nos aparelhos detectáveis de produtos, cuja entrada no país são proibidos.
Manuel Halaiwa explicou que caso a acusada conseguisse vender a mercadoria receberia do suposto proprietário da droga, um cidadão nigeriano, um pagamento de 30 mil dólares.
Dinheiro não declarado
O valor, de acordo com Manuel Halaiwa, foi depositado na Conta Única do Tesouro (CUT), enquanto os acusados aguardam pelos pressupostos judiciais, para a responsabilização criminal.
Rede de burladores
No período em balanço, foi, também, detida uma rede de burladores que se passavam por uma empresa de prestação de serviço no mercado digital, que através de engenharia nas redes sociais acessavam contas bancárias de empresas, supostamente com a ajuda de funcionários bancários. Os cidadãos são acusados de subtrair mais de 500 milhões de kwanzas. Do valor roubado, perto de 200 milhões de Kwanzas foram recuperados, graças à intervenção do SIC.
Abuso sexual
O oficial superior do SIC revelou que as estatísticas das operações realizadas nas últimas duas semanas registaram, igualmente, um caso de violação. “De acordo com as investigações o acto foi praticado pelo pai, a uma menina, de 14 anos”.
A detenção do progenitor, continuou, surgiu na sequência de uma denúncia da avó da vítima, depois desta recusar regressar à casa do pai, onde sempre viveu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *