Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Cidade do Sequele marcha contra o cancro da mama

Um alerta para a importância do diagnóstico precoce do cancro da mama, como meio de redução da mortalidade pela doença oncológica, foi lançado no último domingo, às mulheres da cidade do Sequele, durante uma marcha denominada “Marcha das Rosas”, realizada pela Associação para a Promoção Social e Educação Ambiental (APROAMBI).

Na marcha, que teve como foco a consciencialização das mulheres em torno da importância da prevenção, participaram mais de 50 pessoas, que percorreram a maioria das ruas da cidade do Sequele,  província de Luanda.

O presidente da associação, Lukombo Samuel, defendeu uma maior presença de mulheres nas campanhas de rastreio do cancro da mama.

Quando o rastreio é feito atempadamente, com dia-gnóstico a confirmar a presença da doença, o tratamento é melhor acompanhado, facilitando a cura”, garantiu Lukombo Samuel.

MAIS: Feira de saúde em Viana atende mais de 500 pessoas

O presidente da Associação para a Promoção Social e Educação Ambiental recomendou às mulheres em idade fértil a fazerem o exame de rastreio do cancro da mama.

A marcha realizada pela associação esteve enquadrada no “Outubro Rosa”, um movimento global voltado para a luta contra o cancro da mama.

A mobilização visa a luta por direitos, como o atendimento médico de qualidade e o apoio emocional aos doentes de cancro da mama e às suas famílias.

O cancro da mama afecta sobretudo mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de novos casos estimados em 2021.

Especialistas acreditam que 40 por cento dos casos de cancro no mundo podem ser evitados com base no comportamento das pessoas, apontando entre os principais factores de risco o consumo de tabaco e de álcool e o sedentarismo.

O movimento popular “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo e o seu nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o cancro da mama, estimulando a participação da população, de empresas e dos governos. Na cidade do Sequele, a associação lançou, também, um projecto, denominado “Drink Plastic”, para a recolha de resíduos sólidos no município de Cacuaco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.