A Comissão Multissectorial para Prevenção e Combate à Covid-19 (CMPCV) autorizou o regresso do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol e de futebol, vulgo Girabola, sem público e à porta fechada.
De acordo com o documento oficial, a decisão surge na sequência do cancelamento das competições desportivas federadas, constante do último Decreto Presidencial datado de 23 do corrente e tornado público pelo ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado.
Nesta conformidade, as competições federadas, mais concretamente o futebol e basquetebol, esta última que iniciou há uma semana, poderão ser realizadas à porta fechada, isto é, sem público, mediante a autorização do referido órgão ad hoc, criado para gestão e coordenação das actividades dos distintos organismos em torno da contenção da pandemia.
Para o efeito, as referidas federações devem remarcar as partidas nas condições actuais impostas pela evolução da quarta vaga da pandemia e solicitarem autorização a CMPCV, depois de as condições de testagem estarem criadas, até duas horas antes do início das partidas que envolverão atletas, equipas técnicas , árbitros, dirigentes , membros da imprensa , comentaristas, apanha bolas e limpa chão.
A nota sublinha que a prova pedestre de atletismo, denominada São Silvestre, não deve ser realizada por envolver centenas de atletas e público nos pontos de partida e de chegada.
A comissão apela, em face da velocidade de propagação dos níveis de contágio da nova variante da Covid-19, que é conveniente que as televisões e rádios façam a transmissão das partidas do Nacional da bola ao cesto e Girabola, por formas a desanuviar as mentes e a pressão psicológica que as pessoas enfrentam nesta fase de confinamento domiciliar.