Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Doping de atleta russa confirmado

Agência Internacional de Testagem (ITA, na sigla em inglês) confirmou no último final de semana que a patinadora russa Kamila Valieva, de 15 anos, teve um resultado positivo em exame anti-doping antes das Olimpíadas de Inverno Pequim 2022.

Contudo, a Agência Antidoping da Rússia retirou a suspensão preventiva da atleta. A ITA, em nome do Comité Olímpico Internacional , vai recorrer no Conselho Arbitral do Desporto (CAS) contra a decisão.

Valieva testou positivo em 25 de Dezembro, no teste feito durante o Campeonato Russo de Patinação Artística. A contraprova feita com a mesma amostra, em 8 de Fevereiro, também deu positivo. A agência confirmou que a substância era trimetazidina, medicamento que é usado para tratar angina e outros problemas cardiovasculares.

Depois do resultado do dia 8, a agência russa decidiu suspender Valieva provisoriamente, mas voltou atrás depois de uma apelação da atleta. Isso permitiu a Valieva treinar em Pequim. Se a apelação for acolhida pelo CAS, Kamila e a equipa do Comité Olímpico Russo  podem perder a medalha de ouro conquistada na disputa por equipas, a sete de Fevereiro, véspera do resultado final do exame. A decisão deve ser tomada amanhã  quando Valieva volta a competir.

“A ITA frisa que  Valieva, membro da delegação do Comité  Russo em Pequim, é menor de idade e, portanto, uma pessoa protegida sob o Código Mundial Anti-doping, esse status se aplica a pessoas abaixo dos 16 anos”, lê-se no comunicado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *