Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Eleições2022: MPLA garante aumento de infra-estruturas sociais no Moxico

A construção de mais infra-estruturas nos sectores da educação, saúde e estradas, na província do Moxico, consta no programa de governação do MPLA para o quinquénio 2022-2027, caso vença as eleições gerais de 24 de Agosto.

Esta informação foi prestada, este domingo, no município do Léua, pelo primeiro secretário provincial do partido, Gonçalves Muandumba, durante um acto politico, no quadro da campanha eleitoral iniciada a 24 deste mês.

O programa de governo do MPLA prevê a redução do défice de infra-estruturas urbanas, promovendo a continuidade da construção de empreendimentos integrados nas principais cidades do país, incentivando o modelo de parceria público-privado.

No capítulo da educação, a visão do MPLA, para o período 2022-2027, é a de que os angolanos tenham acesso a um ensino de maior qualidade e rigor, alcançando melhores resultados na aprendizagem.

Neste sentido, Muandumba disse que está previsto o aumento do número de escolas na região, que se vão juntar às 180 unidades em construção no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Munícipios (PIIM) e proporcionar maiores oportunidades no processo de educação e ensino.

Anunciou, igualmente, a intenção desta força política de aumentar a quantidade de unidades sanitárias, para desafogar a procura que se regista nos hospitais de referência da província do Moxico, à semelhança das 20 construídas e reabilitadas no âmbito do PIIM, nos últimos cinco anos.

No segmento das vias estruturantes, o político reiterou que no corrente ano terão início as obras de construção das estradas na região, com destaque para a EN250 Moxico/Bié, numa extensão de mais de 300 quilómetros.

O reforço da produção agrícola no país, e em particular no Moxico, é um dos anseios do MPLA, de acordo com Muandumba. Referiu ser uma medida que visa tornar o sector uma força motriz do crescimento inclusivo e impulsionador da produtividade nacional, posicionando o país entre os maiores de África.

Para tal, prevê a criação de condições que ajudem os agricultores familiares a aumentarem a produtividade, visando a sua transição da agricultura de subsistência para a rentável, bem como aumentar o acesso aos insumos.

Para o munícipio do Léua, com mais de 40 mil habitantes, Gonçalves Muandumba anunciou, para breve, a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e a montagem de um sistema de energia fotovoltaica para beneficiar a população.

Em 2017, o MPLA obteve 74.69 por cento dos votos, na província do Moxico, tendo elegido quatro deputados. Nesta província, estão disponíveis 599 assembleias de voto para 416 mil eleitores que votarão em 938 mesas.

O processo eleitoral conta com a participação de sete partidos e uma coligação de partidos políticos (MPLA, UNITA, PRS, CASA-CE, FNLA, PHA, P-JANGO e APN). Nas urnas, são esperados 14 milhões e 399 mil eleitores, dos quais 22.560 no estrangeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *