Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

FADA financia mais de três mil projectos agrícolas no país

Vinte cinco mil milhões de kwanzas é o montante disponibilizado pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), para o financiamento de três mil e 86 projectos de agricultura familiar no país, visando o aumento da produção.

A informação foi avançada esta quinta-feira, em Malanje, pelo administrador Executivo do FADA, Renato Baptista, durante o acto de entrega de tractores e moto-cultivadoras a cooperativas agrícolas locais, no âmbito do Programa de Mecanização da Agricultura Familiar.

Fez saber que do total do valor disponibilizado, mil milhão e 100 milhões de kwanzas foram alocados aos 78 projectos na província de Malanje, dos 91 aprovados.

Garantiu o contínuo financiamento aos produtores de Malanje, tendo em conta o potencial agrícola da região.

Ainda no sector familiar, o gestor informou que continuam a financiar as caixas comunitárias de agricultores a nível do país, enquanto estratégia de fomento à produção.

Numa primeira fase, acrescentou, foram identificadas 233 cooperativas com caixas comunitárias, sendo que deste número 107  já financiadas.

Precisou que o FADA continua a encorajar as cooperativas a criar caixas comunitárias, para beneficiarem de financiamento e aumentar a produção e renda.

Por outro lado, Renato Baptista anunciou, para breve, o financiamento de 50 cooperativas agrícolas geridas por mulheres, no âmbito do projecto Crédito à Mulher Rural, lançado em Março deste ano.

Lembrou que este produto financeiro surge no sentido de empoderar esta franja da sociedade, que representa mais 70 por cento da força de trabalho da agricultura familiar.

Relativamente à linha de crédito “Agrojovem”, disse que o FADA está a financiar 500 projectos de jovens estudantes de institutos técnicos agrários, com os quais assinaram memorandos.

Informou também que, no âmbito da sua responsabilidade social, o FADA criou o programa da escola itinerante de motomecanização, em parceria com o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), para capacitar jovens em matérias de mecanização e manutenção preventiva de equipamentos agrícolas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *