O Executivo procedeu, esta segunda-feira, a entrega formal dos últimos dez edifícios, que albergam um total de 1.120 apartamentos, localizados na Urbanização Vida Pacífica, em Luanda, a jovens associados ao Conselho Nacional da Juventude (CNJ), no cumprimento de uma promessa do Presidente da República, João Lourenço.
No acto que contou com a presença de membros do executivo, gestores públicos, deputados à Assembleia Nacional e líderes de associações juvenis, foram entregues, simbolicamente, as chaves de dez apartamentos da tipologia T3, dos edifícios 3 e 4, do Bloco 7, Zona 2.
O processo antecedeu à recepção formal das chaves dos edifícios pelo Fundo de Fomento Habitacional (FFH), na qualidade de dono da obra e financiador da reparação, que as cedeu ao Instituto Nacional da Habitação (INH) e este proceder a entrega aos beneficiários.
Na actividade, os ministros das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, e da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, visitaram os edifícios para aferir as condições de habitabilidade dos imóveis.
Na visita guiada, foi possível determinar que foram feitas obras de profundidade, que permitiram recuperar as instalações hidráulicas, áreas verdes, sistema eléctrico, rede de águas e esgotos e de combate a incêndios, paredes, tectos, mosaicos, portas, janelas e loiça sanitária, armários de cozinha, fogões e sistema de videovigilância.
O presidente do CNJ, Isaías Kalunga, considerou que o acto foi o culminar de um processo exaustivo e rigoroso, no qual não houve favorecimento nem discriminação. Isaías Kalunga disse terem sido seleccionados para beneficiar dos apartamentos líderes de associações juvenis que muito fazem para ajudar a tornar a província de Luanda dinâmica em termos de associativismo.
O presidente do CNJ elogiou a determinação e coragem do Titular do Poder Executivo, ao cumprir uma das suas promessas.
Combater o défice habitacional
O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, referiu que “a entrega dos apartamentos está repleto de simbolismo, por permitir aos jovens alcançarem um dos seus maiores objectivos: o sonho da casa própria”.
Considerou que o processo ganha uma expressão viva na Política de Combate à Corrupção, uma vez que os referidos edifícios entraram no âmbito da Recuperação de Activos do Estado.
O governante avançou que foi necessário um es-forço monetário para recuperar e repor as condições anteriores dos edifícios, o que permite, hoje, condições de habitabilidade.
“O sonho da casa própria encontra aqui uma expressão viva e plena, de um processo de várias etapas. É um esforço que no final contribui para reduzir o défice habitacional no nosso país”, disse o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação.
A ministra da Juventude e Desportos tranquilizou os jovens que almejam alcançar o sonho da casa própria, justificando existir outros projectos do Estado ligados à habitação.
Palmira Barbosa aconselhou os beneficiários a cuidarem dos imóveis e a agirem diferente de muitos outros beneficiários de projectos do Estado, pagando as prestações, no sentido de permitir que o Estado recupere todo o esforço feito, a fim de financiar outros projectos.
“Não há prenda melhor do que a casa própria. Começa uma nova etapa da vida de muitos jovens, que devem, também, mostrar que merecem o voto de confiança”, pressagiou a ministra.
Alcance do sonho da casa própria
Garrido Mendes e Rosa Caetano constam entre os dez jovens que receberam as chaves dos respectivos apartamentos. Felizes, por terem alcançado o sonho da casa própria, ambos prometeram mudar-se ainda hoje com a família.
Anteriormente, morador do Bita Sapú, Garrido Mendes está preparado para uma nova realidade, pois sempre sonhou viver numa zona urbanizada. “Estou muito feliz, porque, agora, vou dormir sem grandes preocupações e espero que aconteça o mesmo com outros jovens”.
Rosa Caetano disse que encara a acção do Executivo com satisfação, uma vez que cumpriu um compromisso assumido publicamente. Residente, em Viana, disse que tem um passo dado a caminho de uma melhor qualidade de vida.
Os referidos edifícios entregues, ontem, fazem parte de um conjunto de 21 prédios cedidos à juventude, depois de arrestados pela Procuradoria-Geral da República, através do Serviço Nacional de Recuperação de Activos, que, por sua vez, indicou o Fundo de Fomento Habitacional como fiel depositário.