O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) acreditou, terça-feira, em Luanda, um total de 55 cursos, avaliados no quadro do processo de apreciação da qualidade de Ensino Superior nos cursos de Ciências da Saúde.
O director-adjunto do INAAREES, Manuel Zau, disse, durante a 2.ª cerimónia pública de divulgação dos resultados do processo de avaliação externa e acreditação do Ensino Superior nos cursos de Ciências da Saúde, que foram avaliados 115 cursos, leccionados em 49 instituições, públicas e privadas, a nível nacional.
Os 55 cursos acreditados, com nível C, cumpriram entre 60 e 70 por cento dos critérios de avaliação. Os outros 60, explicou, não foram acreditados por estarem abaixo dos 60 por cento e não cumprirem com as normas estabelecidas, em especial os cursos de Psicologia Clínica e Enfermagem.
A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação apelou aos gestores das instituições públicas e privadas a traçarem planos de melhoria, em conjunto com o INAARES, de modo a ultrapassar todas as debilidades até ao próximo ano.
Paula Regina de Oliveira frisou que a meta é avaliar mais de 130 cursos até 2027. “Começamos com os cursos de Ciências da sSúde e na terceira fase pretendemos seguir com os de Educação”, disse.