Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

João Lourenço diz que regresso de José Eduardo dos Santos é bom

O presidente da república, João Lourenço, pronunciou-se pela primeira vez sobre o regresso do seu antecessor, José Eduardo dos Santos, ao país, afirmando ser bom para o país e para o partido.

As declarações de João Lourenço são publicadas hoje num artigo do Financial Times (FT) que traça um retrato do nosso país e seus desafios nos próximos tempos, destacando as dificuldades com que se confronta o Presidente perante uma “tempestade” económica que ainda não conseguiu controlar.

O facto de ele (José Eduardo dos Santos) ter voltado é bom para toda a gente, não apenas para a nossa relação, mas bom para o país, bom para o partido”, disse o Presidente angolano ao FT que assinala o tom conciliatório face ao seu predecessor, notando ao mesmo tempo que a luta contra a corrupção que João Lourenço elegeu como bandeira “causou estragos no MPLA“.

MAIS: José Eduardo dos Santos regressa hoje a Luanda

Mas há sinais de abrandamento, à medida que se aproximam as eleições do próximo ano e a necessidade de união do partido será essencial“, pode ler-se no FT.

No dia que o ex-presidente, voltou, a 14 de setembro, João Lourenço estava de visita à província do Cuanza Norte, e José Eduardo dos Santos foi recebido no aeroporto pelo Protocolo do Estado, mas sem presença de nenhum membro do Governo ou dirigente do MPLA, partido do qual é presidente emérito.

Só dois dias depois a Presidência fez saber, através da sua página do Facebook, que os dois “se saudaram mutuamente” numa conversa telefónica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *