Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

João Lourenço testemunha arranque das estruturas da organização da UA

O Chefe de Estado angolano e Presidente em funções da União Africana (UA), João Lourenço, desloca-se, hoje, a Adis Abeba, Etiópia, sede desta organização continental, para testemunhar a troca de pastas entre os novos quadros da Comissão.

Informações avançadas pelo secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa, Luís Fernando, indicam que o Chefe de Estado parte hoje para a capital etíope e testemunha amanhã o arranque da estrutura que se vai encarregar do dia-a-dia do funcionamento da União Africana, ou seja, a Comissão.
“O que vai acontecer será a entrega de pastas dos responsáveis que cessaram funções aos recém-eleitos em Fevereiro, designadamente o presidente da Comissão, o diplomata do Djibouti Mahmoud Youzouf, que substitui o tchadiano Moussa Faki Mahamat, e a sua co-adjutora principal, a diplomata argelina Selma Malika Haddad”, disse o secretário do Presidente da República.
Luís Fernando acrescentou, ainda, que na cerimónia, a decorrer quinta-feira, na sede da União Africana, o Presidente João Lourenço vai testemunhar o juramento dos novos comissários eleitos para os vários pelouros, estando igualmente reservado um momento em que o Estadista angolano vai dirigir algumas palavras à nova equipa de trabalho. De referir que foram eleitos quatro novos titulares.
A agenda do Presidente da República, João Lourenço, prevê actividades de carácter bilateral, de interesse estrito para Angola.
O Presidente da União Africana cumpre mais uma missão, depois de ter estado recentemente no Cairo, Egipto, onde participou na Cimeira Extraordinária da Liga Árabe.
De recordar que depois da sua eleição à liderança da União Africana, o Chefe de Estado angolano reiterou que a presidência angolana vai dedicar maior atenção às questões relacionadas com a paz e segurança, por serem um dos actuais desafios do continente.
Aliado a este desafio, acrescentou a questão da subida, ao máximo possível, das economias dos Estados-membros. “Vamos apostar, sobretudo, em procurar mobilizar recursos para as infra-estruturas de que o nosso continente carece”, adiantou o Estadista angolano.
Sobre este particular, o Presidente João Lourenço chegou a ressaltar que o continente carece, principalmente, de vias rodoviárias e ferroviárias, de companhias aéreas que operem de um país para o outro, de formas a evitar que se tenha de ir até outros continentes para, depois, voltar ao ponto de partida. “Portanto, a aposta será aí, em vias de comunicação rodoviárias, ferroviárias, aeroportuárias e, sobretudo, em infra-estruturas energéticas”, destacou o actual líder da União Africana.
No discurso de aceitação feito na sala do plenário da sede da União Africana, depois da confirmação da sua eleição, o Chefe de Estado angolano elegeu como uma das bandeiras do seu consulado a aposta na atracção de investimentos e de captação de recursos financeiros significativos, junto dos grandes parceiros internacionais, para que a organização estabeleça as bases e defina os projectos de infra-estruturas a serem realizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *