Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Mais 350 mil doses da vacina AstraZeneca chegam quinta-feira

O país recebe, nesta quinta-feira, 350 mil doses da vacina AstraZeneca, uma oferta da Argentina, no âmbito da estratégia de reciprocidade e solidariedade internacional no acesso equitativo às vacinas contra a Covid-19, adiantou, nesta terça-feira (30), o embaixador Alejandro Verdier.

Segundo o diplomata, as vacinas chegam às 06:00 de 2 de Dezembro, no Aeroporto 4 de Fevereiro, onde são entregues às autoridades sanitárias angolanas.

Justificou a doação com as excelentes relações de cooperação entre a Argentina e Angola. “Enquanto embaixador da Argentina, estou muito satisfeito por contribuirmos, ainda que com pouco, nesta luta contra a pandemia em Angola”, disse.

Para Alejandro Verdier, a Covid-19 não vai acabar sem que todo o mundo seja vacinado. Informou que, além de Angola, a Argentina está, igualmente, a enviar doses de vacinas para o Quénia, Moçambique e alguns países do Caribe, com os quais tem parceria.

Esclareceu que as doações são feitas no âmbito do “sistema de reciprocidade global”, um mecanismo internacional criado pelos países membros do G20 (Grupo dos 20 países mais desenvolvidos), como “resposta solidária e de trabalho global eficaz contra a pandemia”.

MAIS: Cientista russo sobre variante Ómicron: “Não há motivo para pânico”

Esta resposta solidária surgiu durante a última Cimeira do G20, realizada de 21 a 22 de Novembro, em Riade, Arábia Saudita.

As doações da Argentina, disse Verdier, são coordenadas pelos ministérios argentinos das Relações Exteriores, Comércio e Culto e da Saúde.

“As doações são feitas como resultado das ofertas que a Argentina começou a realizar, assegurando um stock de doses necessárias para completar a distribuição das vacinas para a sua população”, referiu.

O embaixador esclareceu, ainda, que a “Comissão Capacetes Brancos”, dependente do Ministério das Relações Exteriores, iniciou as negociações para a assistência e a troca solidária de experiências na gestão da Covid-19 para que a Argentina responda, de forma positiva e pró-activa, às necessidades internacionais causadas pela pandemia.

“Nesse contexto, a Argentina tem oferecido doses a diversos parceiros e obteve respostas favoráveis de 11 países. Os embarques das vacinas AstraZeneca para Moçambique e Vietname já foram concluídos. Outros Estados estão a avaliar a aceitação da oferta feita pela Argentina, cuja resposta se espera nos próximos dias”, disse Alejandro Verdier, antes de anunciar, para 2 de Dezembro, em Luanda, a chegada das vacinas para Angola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *