Desde as primeiras horas da manhã, desta segunda-feira, os ATM (multicaixas) da cidade de Luanda registam grandes enchentes, não apenas por ser final do mês como tem sido de praxe, mas sobretudo devido à pressão das compras para o Natal e Ano Novo.
Numa ronda feita pelo JA Online, constatou-se que além de levantamento de dinheiro, vários cidadãos desejam efectuar transferências, consultas de saldo e pagamentos de serviços públicos.
Nesta corrida frenética aos multicaixas, vários cidadãos contaram que tiveram de se levantar mais cedo na ânsia de serem os primeiros da fila.
“Cheguei às 6 horas da manhã e já haviam cerca de 20 pessoas na fila”, disse Pedro dos Santos, morador do bairro do Prenda.
Por sua vez, a funcionária pública, Mara Gaspar, revelou que a maior parte das pessoas que estão na fila dos Multicaixas “querem levantar dinheiro para aproveitarem os dois últimos dias antes do Natal”.
“Já passei em três ATM e a conversa é só levantar dinheiro para fazer compras para a quadra festiva”, rematou.
Na zona da Rainha Ginga, por exemplo, centro da cidade, onde estão concentrados vários bancos comerciais, existem muitos ATM sem dinheiro, uns só papel, enquanto outros estão temporiamente fora de serviço.