Angola encaixou 800 mil dólares fruto do apuramento para os oitavos-de final da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol (CAN’2023), que decorre na Côte d’Ivoire, de 13 Janeiro a 11 de Fevereiro de 2024.
De acordo com o site da CAF, o órgão reitor do futebol em África decidiu aumentar significativamente os prémios em dinheiro, como forma de elevar a modalidade à excelência. Para o grupo de selecções apuradas para os oitavos de final da competição, na qual se encontram as Palancas Negras, houve um aumento significativo nos prémios financeiros, sendo que vão receber cada 800.000 dólares.
Por outro lado, o prémio para o campeão, de acordo com a fonte, subiu para 7 milhões USD, em comparação com os 5 milhões que foram atribuídos na edição passada disputada em 2023, nos Camarões, conquistada pelo Senegal.
O vice-campeão receberá 5 milhões, enquanto os quatro semifinalistas terão cada 2,5 milhões, mantendo a recompensa desde 2023. As equipas que avançarem para os quartos-de-final beneficiarão (1,3 milhões USD), um aumento considerável dos 800.000 oferecidos anteriormente. A Selecção Nacional, recorde-se, terminou na primeira posição do Grupo D com setes pontos, mais três que o Burkina Faso, em segundo lugar. Mauritânia (3) e Argélia ocuparam os postos imediatos.