Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

PIB per capita do país pode quadruplicar nos próximos anos

O PIB per capita de Angola, que mede o contributo de cada cidadão em relação a produção de bens num dado ano, poderá quadruplicar, passando dos actuais cerca de 6.300 dólares para 24 mil dólares, em cerca de 30 anos.

Esta apreciação defendida pelo Ministério da Economia e Planeamento foi, favoravelmente, apreciada numa recente declaração conjunta assinada pelas ministras das Finanças, Vera Daves, e da Educação, Luísa Grilo, e também o director Regional do Banco Mundial para Angola, Jean-Christiphe Carret.

Para que tal ocorra, Vera Daves, Luísa Grilo e Jean-Christophe apontam a necessidade de o dividendo demográfico ser adoptada como uma estratégia essencial de desenvolvimento, valorizando-se o aumento da produtividade de cada indivíduo, publicada há dias pelo Jornal de Angola, na página de opinião.

A referida estratégia assume ser, para tal, necessário apostar-se na maior escolarização da jovem rapariga, uma vez que um maior tempo de presença deste grupo social na escola e no aprendizado resulta na subida do contributo deste na criação da riqueza nacional.

“Quer procuremos a igualdade, reduzir a pobreza, ou aumentar o bem-estar dos angolanos, o ponto de partida é o mesmo: fortalecimento do poder e investimento nas raparigas. Manter a rapariga na escola e garantir que efectivamente aprendam fará, provavelmente, mais pelo futuro de Angola do que qualquer outro investimento público”, escrevem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *