Um total de 119 armas de fogo, do tipo AKM, que se encontravam em estado obsoleto, foi destruído, pelo Comando Provincial da Polícia Nacional, no Huambo, numa acção conjunta com o Instituto Nacional de Desminagem (INAD).
O coordenador da Comissão Provincial do Desarmamento da População Civil, no Huambo, subcomissário António Salvador, avançou, ontem, que foram, ainda, destruídas quatro pistolas, cinco RPG 7 e seus projécteis, 57 carregadores diversos, duas lanças granadas, 19 morteiros de 60 milímetros e 13 morteiros de 82 milímetros.
Além desses armamentos, no acto que decorreu na 4ª Unidade da Polícia de Intervenção Rápida, foram, também, destruídos três morteiros de 81 milímetros, 22 granadas de tipo F1, três granadas lacrimogéneo e 50 projécteis diversos.
O subcomissário António Salvador referiu que, desde o mês de Janeiro até à presente data, as autoridades recolheram, no Huambo, com a ajuda de denúncias da população nas comunidades e de operações policiais, um total de 45 armas nos 11 municípios.
Esclareceu que a província do Huambo, por ter sido palco de guerra por longos anos, tem paióis em muitas zonas ainda desconhecidas. Por isso, defendeu a necessidade de se comunicar às autoridades policiais e tradicionais e aos líderes comunitários, sempre que se descobrir algum tipo de armamento.
O responsável realçou que, num futuro breve, todo o material em estado obsoleto e encontrado nas áreas de jurisdição dos comandos municipais, face ao risco do seu transporte, poderão ser destruídos com segurança exigida, para evitar incidentes.
Uma das grandes preocupações apresentadas pelo subcomissário António Salvador está virada às armas de fogo em posse dos elementos alheios aos órgãos de soberania, que, em muitos casos, continuam a ser usadas para práticas de crimes.
A administradora municipal adjunta do Huambo para a Área Política, Social e das Comunidades, Marta Teixeira, apelou à população para ajudar as Forças da Ordem a acabar com as armas em posse de pessoas erradas, denunciando, por isso, as pessoas que ainda insistem em dispor desse material militar em casa.