Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Presidente da Turquia no país para o reforço da cooperação

O Presidente da República, João Lourenço, tem, esta segunda-feira (18), no Palácio da Cidade Alta, um encontro com o homólogo turco,Tayyip Erdogan, que se encontra desde o princípio da noite de ontem em Luanda, onde inicia, hoje, uma visita de Estado de dois dias a Angola.

O Chefe de Estado turco está em Luanda a convite do Presidente João Lourenço, em retribuição à visita que o estadista angolano efectuou, em finais de Julho, a Turquia. De acordo com o programa da visita, os Presidente João Lourenço e Tayyip Erdogan têm um encontro em privado, ao mesmo tempo em que as delegações ministeriais dos dois países reúnem para discutir aspectos concretos das relações bilaterais, bem como para assinatura de acordos de cooperação. No final da assinatura dos acordos – ainda não revelados -, os dois Presidentes vão prestar declarações à imprensa.

Ainda hoje, o Presidente da Turquia vai à Assembleia Nacional para tomar parte de uma plenária convocada em sua homenagem. Consta ainda do programa de hoje a ida ao Memorial António Agostinho Neto, onde Erdogan vai depositar uma coroa de flores no sarcófago do primeiro Presidente de Angola e Fundador da Nação.

MAIS: Aberta ligação aérea entre Angola e Turquia

A participação num fórum empresarial e um jantar de gala no Palácio Presidencial serão as duas últimas actividades do dia. A visita de Tayyip Erdogan a Angola termina amanhã. Os dois Chefes de Estado encontraram-se, pela última vez, em Julho deste ano, durante a visita de trabalho que o Presidente João Lourenço efectuou a Turquia.

Naquela ocasião, os dois Presidentes testemunharam a abertura das conversações oficiais entre delegações dos dois países e a assinatura de vários acordos nos domínios dos transportes, comércio e outros. Neste particular, o destaque recaiu para a assinatura de um acordo que vai permitir a ligação aérea entre os dois países, a partir deste mês, assim como uma linha de crédito, nos termos e montantes por definir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.