Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Produto Interno Bruto regista variação de 2,6 por cento

O Produto Interno Bruto (PIB) registou uma variação de 2,6 por cento no primeiro trimestre do ano em curso em relação ao trimestre anterior em termos de volume, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados apontam que a taxa de 2,6 por cento é 5,6 pontos percentuais inferior à do trimestre anterior.

A variação homóloga do PIB situou-se em 2,6 por cento, uma variação de 2 décimos superior à do trimestre anterior, tendo o deflactor implícito do PIB aumentado 26,3 por cento em relação ao mesmo trimestre de 2021, 7,1 pontos a menos que no trimestre anterior.

A nota acrescenta que o PIB gerado pela economia nacional, medido em volume encadeado com referência ao ano de 2014, registou uma variação trimestral de 2,6 por cento no primeiro trimestre do ano em curso. Esta taxa é 5,6 pontos inferior do que o estimado para o quarto trimestre de 2021.

Em termos homólogos , a variação do PIB é de 2.6 por cento, taxa 2 décimos superior à do quarto trimestre de 2021.

Os dados indicam que os gastos com consumo final aumentaram 6,4 por cento em relação ao mesmo trimestre de 2021. Essa taxa é 5,9 pontos percentuais inferior à do trimestre anterior.

A despesa de consumo final das famílias registou uma taxa interanual de 5 por cento, menos 7 pontos percentuais do que no trimestre anterior. Por seu lado, a despesa de consumo final das Administrações Públicas abrandou 14.2 ponto, tendo apresentado uma variação interanual de 4.4 por cento.

Já a formação bruta de capital, registou uma variação de 12,9 por cento que representa 61,5 pontos abaixo do trimestre anterior. No que toca as despesa externa, as exportações de bens e serviços apresentam variação de 3.4 por cento em relação ao primeiro trimestre de 2021.

As importações de bens e serviços variam 26.1 por cento em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Por sua vez, a demanda externa apresentou uma contribuição de 2 pontos percentuais, 4.8 pontos mais que no trimestre anterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.