Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Regresso de Bastos e Ricardo em destaque na convocatória

Bastos Quissanga e Ricardo Baptista são as principais novidades da convocatória dos Palancas Negras, anunciada terça-feira na sede da Federação Angolana de Futebol (FAF)pelo seleccionador nacional Pedro Gonçalves, visando o duplo compromisso com o Ghana e o Sudão, qualificativo ao Campeonato Africano das Nações de 2025 no Reino de Marrocos.

A lista dos eleitos do “pastor” dos Palancas Negras é dominada por atletas “estrangeiros”, sendo o guarda-redes Neblu e o defesa lateral Pedro Bondo os únicos girabolistas. Entretanto, destaca-se igualmente a ausência de Gibelé, avançado que conquistou o carinho do público na última edição do Campeonato Africano das Nações, por falta de jogos oficiais na nova equipa, o Orlando Pirates da África do Sul.

O regresso do central angolano Bastos Quissanga mereceu a atenção do seleccionador nacional, sublinhando que o “irritante” entre o atleta do Botafogo e a direcção da FAF ficou ultrapassado.

“Em relação ao Bastos, queremos compromisso e enquadramento. Há três anos que não faz parte da Selecção Nacional, mas há um conjunto de circunstâncias que foram ultrapassadas. O jogador está num excelente momento de forma, comprometido e disponível. Acredito que tem muito a acrescentar e vamos focar-nos no que todos podemos fazer juntos”, reforçou.

Pedro Gonçalves analisou o adversário do dia 5 de Setembro, tendo feito nota de que os Black Star possuem uma das melhores selecções de África.

“A Selecção do Ghana, a seguir a dos Camarões e do Egipto, tem o melhor palmarés em África e acaba até por ser uma referência para nós. Temos de nos aproximar destas grandes selecções, que têm muitos jogadores a actuar ao mais alto nível mundial. Portanto, temos de nos preparar, porque o próprio Ghana olha para nós com respeito. Se quisermos estar entre os melhores, devemos jogar essas partidas com determinação”, fez saber.

Os atletas convocados começam a chegar a Luanda a 1 de Setembro. No dia seguinte, o combinado angolano inicia os trabalhos no Estádio Nacional 11 de Novembro, onde estão previstas três sessões de treinos. A 3 do mesmo mês, o grupo segue viagem à cidade ghanense de Kumasi.

Refira-se que Ghana e Angola jogam às 17h00 do dia 5 de Setembro no Estádio Nacional Baba Yara Sport, em Kumasi, e quatro dias depois os Palancas Negras recebem, em Luanda, o Sudão do Sul, no cumprimento da segunda jornada do grupo F, qualificativo ao CAN’2025.

Convocados

Guarda-redes: Neblú, Ricardo Baptista e António Dominique.

Defesas: Bastos Quissanga, Kialonda Gaspar, Jonathan Buatu, Sandro Cruz, Pedro Francisco, Núrio Fortuna, David Carmo, Jordi Gaspar e Clinton Mata.

Médios: Maestro, Fredy Ribeiro, Estrela, Show, Keliano e Randy N’teka.

Avançados: Zine Salvador, Zito Luvumbo, Mabululu, Milson, Gelson Dala, Manuel Benson e Depú.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *