Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Saúde garante que há retrovirais suficientes

O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, disse, quarta-feira (01), em Luanda, que o país tem retrovirais suficientes para os 340 mil seropositivos controlados e em fase de tratamento.

Do número de seropositivos controlados e em tratamento, 190 mil são mulheres, das quais 28 mil em fase de gestação. Franco Mufinda, que considera que a situação no país está sob controlo, acrescentou que Angola conta com mais de 600 unidades sanitárias com serviços de VIH/Sida, em todas as províncias. Destacou o papel da sociedade civil, através de redes de apoio, na luta contra o Sida em Angola, o que tem ajudado na diminuição da transmissão do HIV.

Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, o aumento de laboratórios e a entrega de equipamento nas províncias têm contribuído para o diagnóstico precoce do VIH em crianças e adultos, permitindo o seu seguimento e tratamento. De referir que assinalou-se ontem o Dia Mundial de Luta contra a Sida, numa altura em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) dá conta que, actualmente, cerca de 37 milhões de pessoas no mundo vivem com HIV, das quais mais de dois milhões são adolescentes. Do número de infectados, 22 milhões estão em tratamento.

MAIS: HIV/Sida afecta 2% da população angolana

A OMS, para este ano, em prol ao Dia Mundial de Luta contra o Sida, escolheu o tema “Acabe com a desigualdade e com o VIH/Sida”, para enaltecer a necessidade urgente dos Governos travarem as desigualdades, que promovem a propagação da doença.

O Dia Mundial de Luta Contra a Sida é assinalado anualmente a 1 de Dezembro, com o objectivo de sensibilizar e apoiar todos aqueles que padecem desta doença e homenagear os que faleceram infectados.  Em Angola a efeméride foi assinalada por uma palestra via zoom, com várias intervenções e partilha de experiências sobre o combate à doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *