Uma rede, composta por quatro indivíduos, com idades compreendidas entre os 26 e 32 anos, foi desmantelada, há dias, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), na Lunda-Sul, depois de terem, supostamente, burlado 180 milhões de kwanzas a vários cidadãos.
O porta-voz do SIC/geral, superintendente chefe Manuel Halaiwa, explicou, ontem, que o quarteto de supostos criminosos recebia dinheiro das vítimas com promessas de conseguir arranjar emprego.
Até a sua detenção, os acusados chegaram a receber valores a cerca de 300 indivíduos, com a garantia de empregos nos projectos mineiros de Luaxe e Catoca, em Saurimo.
Manuel Halaiwa explicou que as detenções foram possíveis, graças a um trabalho de investigação criminal, na sequência da instrução preparatória de um processo-crime, em curso desde Abril do presente ano.
Os acusados de burla, sendo três homens e uma mulher, enganavam as vítimas com passes de identificação falsa da suposta área de colocação e uniforme, inclusive, inseria numa folha, com logótipo de Catoca, com a assinatura scaneada do chefe da área de recursos humanos.
Manuel Halaiwa avançou que, com os detidos, foram apreendidos vários bens adquiridos com o valor da burla como duas residências de carácter definitivo, dois terrenos de 20/20m, uma viatura de marca Hyundai Santa-Fé, quatro telemóveis Iphone, uma moto Yamaha, fios, brincos, mascotes e anéis de ouro e prata, bem como roupas e calçados novos, entre outros.
Matar o marido à facada
Uma jovem, de 27 anos, detida, pela Polícia Nacional, no bairro dos Mulemvos de Cima, município de Viana, sob a acusação de ter matado o marido, por meio de vários golpes de faca.
O porta-voz da Polícia, em Luanda, superintendente Nestor Goubel, explicou ao Jornal de Angola, que a jovem agrediu à facada o esposo, que em vida se chamou Francisco Lopes, 30 anos, alegadamente por questões passionais.
Nestor Goubel referiu que o crime aconteceu quando a jovem soube que o marido descobriu que ela mantinha uma suposta relação extra-conjugal, por meio de mensagens que a vítima encontrou no telefone da agressora.
Descontente com o conteúdo das mensagens encontradas no telefone da esposa, Francisco Lopes partiu para a agressão física. Para se defender, a jovem recorreu a uma faca e desferiu vários golpes na região do tórax ao marido, que, ainda, chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital.
Ainda no município de Viana, a Polícia reteve um adolescente, de 15 anos, por ter, supostamente, abusado sexualmente uma criança, de seis anos.
O acusado, por ser menor de idade, vai ser encaminhado para o Julgado de Menor, para o devido tratamento.