Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Venda de monografias dá punição a professores

Professores da Universidade Rainha Njinga Mbande, que forem descobertos a vender monografias a estudantes, vão sofrer sanções administrativas e disciplinares, avisou, ontem, em Malanje, o reitor interino da instituição.

Eduardo Ekundi Valentim, que lidera a Universidade, onde estão integrados a Faculdade de Medicina, Instituto de Tecnologia Agro- Alimentar, ex-Escola Superior Politécnica e Instituto Politécnico de Malanje, denunciou a existência de vários docentes neste tipo de negócio.

O reitor interino avançou que este tipo de fraude já foi denunciado por estudantes, em plena reunião, no presente ano académico, uma prática que, supostamente, se arrasta desde a antiga comissão instaladora da universidade.

“Em breve, vamos divulgar os resultados dos processos de alguns professores a quem vão ser tomadas medidas internas e administrativas”, disse, para avançar que “não vão ser revogadas as monografias que envolvem estudantes nessas condições”.

O académico disse que a instituição vai  tomar medidas rígidas, no sentido de exigir dos alunos que usem as habilidades elementares e possam, posteriormente, frequentar outros níveis de formação, como o mestrado e doutoramento, sem depender deste tipo de fraude.

Para pôr fim a esses tipos de situações, o reitor interino da Universidade avançou que está em curso um projecto de montagem de um software de detecção de plágios, para que os trabalhos elementares de fim de curso tenham maior rigor científico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *