O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump poder ser processado por agentes policiais e congressistas democratas feridos no ataque ao Capitólio de 6 de Janeiro de 2021, disse hoje o Departamento de Justiça num tribunal federal.
O caso em que tais declarações foram emitidas destina-se a testar a vulnerabilidade jurídica e os limites do poder executivo de Trump, após a transformação da invasão do Capitólio – sede do Congresso, situada na capital federal, Washington D.C. – na maior investigação criminal do Departamento de Justiça do país em 153 anos de história, embora no âmbito de uma divisão diferente.
Presidente do país entre Janeiro de 2017 e janeiro de 2021, e indignado com a derrota da sua candidatura a um segundo mandato na Casa Branca, Trump decidiu incitar os seus apoiantes à revolta, o que resultou na invasão do edifício do Congresso por uma turba violenta, alguns elementos da qual envergando peles de animais e capacetes com chifres e empunhando bastões.
Nesse dia, cinco pessoas foram mortas, pelo menos 14 polícias ficaram feridos, acabando um deles por morrer também no dia seguinte, e pelo menos 68 foram detidas.