Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Acordos firmados com a França totalizam 430 milhões de euros

Um total de 430 milhões de euros (cerca de quatrocentos e quatro mil milhões de kwanzas) é o valor total dos investimentos no âmbito dos novos acordos rubricados pelos Governos de Angola e da França, no quadro da visita de Estado do Presidente João Lourenço.

Os números foram revelados, ontem, pelo Chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, durante as declarações proferidas pelos dois Presidentes aos jornalistas, momentos após o encontro em privado, no Palácio do Eliseu, em Paris.
“Ao todo, mais de 430 milhões de euros de parceria e acordos foram assinados no quadro desta visita de Estado”, assegurou o Presidente francês, que em seguida esclareceu que os números são o somatório dos vários acordos assinados nos diferentes domínios.
“Queremos ir mais longe com o sector da Agricultura e os sectores críticos. Queremos voltar a falar sobre o Corredor do Lobito, uma infra-estrutura ferroviária que é crucial para toda a região, que liga a Zâmbia e a RDC ao Oceano Atlântico, atravessando Angola”, acrescentou Emmanuel Macron.
“Uma grande empresa francesa representa uma vasta maioria do investimento realizado nesse Corredor”, enfatizou.
O Presidente francês, que preferiu não citar todos os novos acordos rubricados com Angola, fez questão de enumerar alguns, destacando os firmados nos domínios do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. A propósito, citou, também, um acordo de financiamento avaliado em quatro milhões de euros para o reforço da parceria na preservação da biodiversidade e da promoção de zonas protegidas, apontando como mamífero a cuidar a Palanca Negra Gigante, que é o símbolo de Angola, mas ameaçado de extinção.
Emmanuel Macron confirmou, igualmente, a assinatura de um Memorando de Entendimento sobre o projecto de irrigação, avaliado em 100 milhões de euros, para reforçar a segurança alimentar no país.
“Hoje (ontem), colocamos pontos muito fortes, renovamos o acordo geral que nos liga desde 1982, e é um símbolo importante, porque Angola celebra os 50 anos da sua Independência. Estamos, também, engajados em consultas políticas para fazermos face aos desafios globais, internacionais e regionais”, disse.
O Estadista francês disse, ainda, que Angola e a França estão engajados em reforçar a cooperação na área da segurança interna, tendo em vista a luta contra a imigração irregular, o terrorismo, a criminalidade transnacional e o tráfico nas suas mais variadas vertentes.
“Mais de quatro milhões de angolanos poderão contar com o nosso apoio com vista à abertura de liceus para o ensino científico bilíngue e, também, do programa angolano generalizado sobre o ensino do francês nas escolas elementares”, revelou o Presidente Macron.
Primeiro investidor em Angola
Emmanuel Macron regozija-se com o facto de a França ter sido o primeiro investidor em Angola, enaltecendo a presença, hoje, do Presidente João Lourenço no Fórum Económico internacional.
A visita do Chefe de Estado angolano, confessou o líder francês, permite que ambos os países avancem em muitos domínios projectos comuns, sublinhando a intenção, nesse âmbito, da compra por Angola de um satélite à Hermes para a observação da Terra.
“É um programa muito largo a nível espacial”, elucidou Emmanuel Macron, destacando, igualmente, o projecto levado a cabo pelo Grupo Suez e que “vai dar água a três milhões de angolanos”.
Destacaou, ainda, o projecto de reforço da parceria francesa com o Inamet, assim como a construção de um hospital oftalmológico e uma maternidade em Luanda.
Macron enaltece esforços de Angola na pacificação
Os esforços empreendidos por Angola e pelo Presidente João Lourenço, na busca incessante pela paz em África, com realce para a Região dos Grandes Lagos, foi ontem enaltecida pelo Chefe de Estado francês.
Emmanuel Macron disse que a França apoia o engajamento de João Lourenço no quadro do Processo de Luanda, realçando que a prioridade para a França, nos Grandes Lagos, é que haja diálogo, para a procura de uma paz efectiva e o respeito pelo território da República Democrática do Congo (RDC).
“Essa dinâmica de paz que V. Exª, de facto, tomou, podemos apelar que as negociações possam recomeçar entre os dois países. Tenho, por isso, de saudar o papel de V.Exa para a paz em África”, elogiou o líder francês, reafirmando que a França apoia as negociações sob a mediação de Angola e a dinâmica de paz.
Relativamente à Conferência das Nações Unidas (ONU), que se vai realizar em Junho, Emmanuel Macron revelou ser desejo da França que a África tenha uma maior representação em todas as instâncias da organização, sobretudo do Conselho de Segurança.
O Presidente Macron informou, ainda, que a França poderá assumir, em 2026, a liderança do G7 e, na sua agenda, deve levar em consideração o facto de João Lourenço assumir, também, em Fevereiro, a presidência da União Africana, a quem desejou “sucessos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *