Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Ambientalista apela Mundança de Comportamento dos Angolanos, em Relação ao uso dos Plásticos

Assinala-se hoje, 03 de Julho, o Dia Internacional dos Plásticos, data essa que se apela a mudança de comportamento de todas as pessoas em relação ao uso dos plásticos.

O objetivo da data é chamar a atenção para a produção e para o consumo excessivo de sacos plásticos a nível mundial, propondo-se alternativas para resolver este sério problema ambiental.

O ambientalista Avelin Martins, em entrevista na Rádio Nova, considera que “os plásticos constituem problemas elevados na sociedade, apesar dos seus benefícios na indústria, e indústrias essas que por sí só já poluem o meio ambiente. Os plásticos tem dado muitos problemas ao mundo, principalmente concernente na preservação da natureza, mares e rios, onde a biodiversidade toda está ameaçada…“.

Em relação a sociedade angolana, o ambientalista diz que os plásticos “são factores do consumo, e neste valor de consumo os angolanos usam muito os plásticos e o que dá muito impacto a nossa natureza, principalmente no mar, onde quando chove ou a grandes enxurradas os plásticos voltam sempre nas zonas costeiras, como Mussulo…” onde os animais marinhos é que sofrem com isso.

A longa degradação dos plásticos foi outro factor que Avelin Martins considerou na entrevista a nossa estação, que além da degradação biológica, os plásticos tem um grande efeito químico a matéria, isto é, poluem mesmo muito a biodiversidade mundial.

Por fim, o ambientalista  apela à mudança de comportamento de todos os angolanos ao uso dos sacos plásticos. Cada um de nós deve fazer um esforço para preservar o meio-ambiente, levando sempre o mesmo saco plástico para as compras, reciclando os sacos plástico ou utilizando sacos de papel, afirmou Martins.

Veja as diferentes formas de reutilizar sacos plásticos. Se quiser ser mais proactivo pode juntar-se aos eventos do International Plastic Bag Free Day no site oficial da data.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.