O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, ontem, o embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, com quem analisou questões relacionadas com a agenda bilateral e regional.
O chefe da diplomacia angolana abordou com o embaixador norte-americano o fortalecimento das relações políticas, diplomáticas e de cooperação, bem como a possibilidade da abertura de portas para o investimento angolano em território americano.
Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores refere que mereceu, também, atenção no encontro a situação de instabilidade política no Níger.
Angola e os EUA mantêm relações políticas e diplomáticas há 30 anos, após o reconhecimento do Estado angolano pela Administração do então Presidente Bill Clinton.
Embaixador da Coreia do Sul
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, abordou , ontem, com o embaixador da Coreia do Sul em Angola, Kwang-Jin Choi, a identificação de novas áreas de cooperação, assim como o projecto de geminação das cidades de Luanda e Busan.
A Coreia do Sul pretende realizar, em 2030, uma exposição universal e, em 2024, uma cimeira especial Coreia-África, para as quais conta com a presença de Angola.
As suas relações políticas e diplomáticas datam de 1992 e centram-se, essencialmente, nos domínios das Telecomunicações, Tecnologias, Energia, Indústria e Comércio.