Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Angola manifesta interesse em ser membro da CEDEAO

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, manifestou, durante a VIII reunião da Comissão Mista Cabo-Verde-Angola, realizada na cidade da Praia, o interesse de Angola em se candidatar a membro observador da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), informação acolhida, com grande entusiasmo, pelo homólogo de Cabo Verde.

De recordar que durante a visita de Estado de José Maria Neves a Angola, o Presidente da República, João Lourenço, afirmou que se o país decidisse, um dia, em aderir à CEDEAO, contaria com o apoio de Cabo Verde como um dos “padrinhos”. Mas, esclareceu, não obstante a diplomacia angolana prestar uma atenção particular à região da África Ocidental, que abarca os países membros da CEDEAO, ela trabalha com todos os Estados do continente e do mundo.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental  é a organização de integração regional que engloba 15 países da África Ocidental, nomeadamente Benin, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Ghana, Guiné Bissau, Libéria, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, Togo, Burkina Faso, Guiné eMali, sendo que os três últimos se encontram suspensos da organização devido aos golpes de Estado registados nos seus países.

O Tratado de Lagos, que estabeleceu a CEDEAO, foi assinado em Maio de 1975, com o objectivo de promover o comércio regional, a cooperação e o desenvolvimento na região. Desde então, houve apenas duas mudanças entre os membros: a entrada de Cabo Verde, em 1976, e a saída da Mauritânia, em 2002.

O tratado da CEDEAO foi revisto e assinado em Julho de 1993, de forma a acelerar a integração económica e aumentar a cooperação na esfera política, incluindo o estabelecimento de um Parlamento Oeste-Africano, um Conselho Económico e Social e um novo Tribunal, para assegurar a execução das decisões da Comunidade. Este novo tratado dá, formalmente, à Comunidade a responsabilidade de evitar e resolver conflitos na região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *