Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Programas: Desafios da nova Governadora de Luanda é destaque no programa Pacto da Nação, da Rádio Nova

No programa da Rádio Nova, Pacto da Nação, no dia de hoje, o jornalista João Pinto junto com o sociólogo João Santos, o jurista Paulo Gamba e o economista Nkruma Tuma, abordaram os desafios para Luanda no quesito do empossamento da nova Governadora da capital.

De acordo com os convidados do painel, a exoneração da antiga Governadora Joana Lina, já era algo esperado pelos habitantes da capital do país.

já era esperado por todos os habitantes de Luanda que o Governo central fizesse alguma coisa. Temos estado a ver nos últimos meses alguma degradação daquilo que é as condições sociais dos habitantes da capital” disse o sociólogo João Santos.

O acadêmico ainda explica que os citadinos esperavam com ansiedade que “o Governo de João Lourenço fizesse algo politicamente, de forma a trazer alguma credibilidade para os citadinos. Mas precisamos entender também que Ana Paula é o 4° Governador da capital de Luanda desde 2017, altura que foi empossado o novo Presidente, onde podemos indagar também que talvez o problema não esteja nos Governadores mas talvez no problema de gestão de Luanda…

Por outro lado, o economista Nkruma Tuma diz que “nós(Luanda)  temos problemas naturais. Cidades que tem ou sofrem de problemas naturais são aquelas cidades que vão crescendo de forma espontânea. Esse é um problema muito grave, e que nós não temos conseguido controlar isso, isto é, olhar os problemas de Luanda com um alto grau de atenção…

Ainda na mesma senda de assunto, o jurista Paulo Gamba para a nova Governadora diz que “terá três desafios principais. O primeiro será da bicefalia, que envolve um Secretário-Provincial do partido MPLA, na qual ela faz parte. O segundo desafio tem haver a forma como a nova Governadora vai lidar com as empresas que actuam na recolha dos resíduos sólidos, visto que a sua antecessora não conseguiu manter o contrato com as empresas dessa aérea que tinham com o Governo provincial, e o terceiro desafio é o desafio de incompetências que temos visto nos hospitais de Luanda…

A nova governadora da Província de Luanda, Ana Paula de Carvalho, apontou nesta Sexta-Feira, 02 de Julho, o aumento da qualidade da assistência médica e a melhoria do saneamento básico como uma das prioridades do seu plano de governação.

Ana Paula de Carvalho fez estas declarações durante a cerimónia de passagem de pastas que decorreu no salão nobre do Governo da Província de Luanda (GPL), realçando que os dois factores têm preocupado os munícipes, sobretudo os resíduos sólidos que tem provocado doenças com consequências nefastas na vida dos cidadãos.

neste momento temos a situação dos resíduos sólidos como um dos grandes problemas, temos também o problema da macrodenagem, isto é, foram construídas casas em lugares impróprios, onde vamos trabalhar nesse sentido mas a necessidade mesmo de trabalhar com os municípios, e ver em cada um dos mesmos quais são os principais constrangimentos para de forma pontual, planificada e com o envolvimento dos administradores resolvermos esses problemas…

A Governadora realçou a governação participativa e próxima dos cidadãos, para responder, de forma eficaz, os anseios da população da capital.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.