Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Angolanos são a 4º nacionalidade estrangeira mais relevante em Portugal, diz relatório

O número de migrantes angolanos a obter a nacionalidade portuguesa continua a aumentar, onde no último ano teve um crescimento de 7,7%, isto é, 2.613 angolanos receberam passaporte português, figurando 24.449 angolanos com passaporte português, de acordo com o relatório de Serviços de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal, na qual a Rádio Nova teve acesso.

O aumento de números de angolanos a pedir a nacionalidade de Portugal, bem como para os migrantes de outras nacionalidades, está relacionado com uma alteração na lei portuguesa, que define agora que um cidadão estrangeiro pode ter a nacionalidade por naturalização ao fim de cinco anos consecutivos de residência legal em Portugal.

Falando ainda dos angolanos em Portugal, o relatório ainda destaca que Angola é o 4º país com a nacionalidade mais relevante no território português, só perdendo para Brasil, Reino Unido e Índia, que são respectivamente os três primeiros da fila. De informar ainda, que 42,7% dos angolanos que receberam títulos de residência foram por motivo de reagrupamento familiar, enquanto 35,3% foi por motivos de estudo.

Sobre aquisição de nacionalidade por efeito de vontade, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal informa que 893 angolanos ganharam a nacionalidade portuguesa através do casamento ou de união de facto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *