No II Trimestre de 2021, o Departamento de Conduta Financeira do Banco Nacional de Angola, no domínio da gestão das reclamações, registou um total de 420 reclamações, menos 42 comparativamente ao período homólogo do ano de 2020, em que os consumidores de produtos e serviços financeiros apresentaram um total de 462 reclamações, segundo dados da própria instituição no seu portal on-line.
Durante os II Trimestre desse ano, o mês de Abril foi o que registou o maior número de reclamações, com 155, representando 36,9% do volume total. Os meses de Maio e Junho tiveram 142 e 123 reclamações, respectivamente.
De informar que o número de reclamações registadas no II Trimestre de 2021 é baixo, considerando que em média, apenas 3 clientes em cada 100.000,00 apresentaram reclamações contra as instituições financeiras de grande dimensão e uma média de 9,3 clientes em cada 50.000,00 reclamaram contra as instituições de média e pequena dimensão.
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No que concerne as situações que os angolanos mais reclamam, os temas ligados às contas de depósito à ordem(108) e as transferências(63), congregam perto de 41% do total das reclamações apresentadas ao BNA pelos consumidores de produtos e serviços financeiros. Ainda nesse mesmo assunto das matérias mais reclamadas, as máquinas ATM/TPA e o Crédito ao Consumo fecha o pódio com 39 reclamações cada.
Relativamente as reclamações apresentadas contra as instituições financeiras, no que concerne as contas de depósito à ordem, destacam-se vários motivos principais, como movimentação indevida, ão disponibilização de valores/numerário e por fim o sem acesso.
Tendo em conta as reclamações recebidas, o Banco de Poupança e Crédito(BPC) é das instituições de grande porte que os angolanos mais reclamam, com 163 reclamações. Banco Sol com 45 e o Banco Antlântico com 43. De informar ainda que o Banco de Fomento Angola(BFA) recebeu 42 reclamações, enquanto o Banco Africano de Investimentos(BAI) recebeu 36.
Falando agora sobre as instituições pequena e média dimensão, o Banco de Comércio e Indústria lidera as reclamações dos utentes com 11, e para fechar o pódio o Banco Económico recebeu 11 reclamações e o Standard Bank Angola fecha o pódio, com 8.