As notas de kwanza da série 2012 continuam a ser usadas para pagamento em alguns sectores da província de Luanda, apesar da sua retirada oficial do mercado, no último dia 1 de Janeiro, constatou a agência de notícias Angop, segunda-feira.
Por decisão do Banco Nacional de Angola (BNA), as referidas notas deixaram de ser transaccionadas como meio de pagamento em todo o país, passando a ser aceites pelo sistema financeiro angolano apenas para depósito, até 1 de Julho.
Entretanto, as notas continuam a ser usadas, particularmente por taxistas e comerciantes, que dizem desconhecer a informação da saída de circulação e dos procedimentos de troca das mesmas junto dos bancos comerciais.
Em declarações aos jornalistas, a comerciante Maria Sousa mostrou-se desinformada sobre a não utilização da antiga série do Kwanza como meio de pagamento, tal como o taxista João da Silva, que ainda hoje recebeu uma nota da série 2012.
Já o comerciante Jacob Cidebe, de nacionalidade maliana, disse saber que as antigas notas deixam de circular, mas também desconhece aonde as mesmas devem ser depositadas ou trocadas.
A Angop apurou, junto de alguns bancos comerciais de Luanda, que alguns cidadãos estão a fazer depósito e troca de notas antigas, mas o fluxo é muito reduzido, evidenciando alguma falta de informação sobre os procedimentos a ter em conta.