Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Demarte Pena tenciona abrir escola de formação

O lutador angolano Demarte Pena defendeu ontem a necessidade de uma maior aposta nos escalões de formação para que as Artes Marciais Mistas (MMA) atinjam níveis altos no futuro e resultados que dignifiquem o país.

O campeão mundial da categoria galo afirmou que está à vista a abertura de um Centro de Formação de MMA para a massificação em Angola.

“É preciso dar a conhecer a especialidade de MMA. O objectivo passa em criar academias em Angola, tal como na África do Sul, onde resido.

Temos bons lutadores africanos com capacidade de chegar no topo”, frisou.

Para Pena, é preciso um “acompanhamento necessário”. E explica: “É importante, porque devemos  trazer a Angola, assim como na África do Sul, esta modalidade para ajudar os nossos irmãos lutadores africanos.

Sou um exemplo, fruto das conquistas alcançadas. Continuaremos a trabalhar para que o projecto seja uma realidade”, garantiu.

Sobre o título mundial, o campeão angolano revelou que sempre contou com o apoio dos angolanos residentes em Paris.

“O meu último combate foi em Paris. Antes da luta, estava a sentir-me muito fraco, mas sempre tive o apoio necessário dos angolanos e consegui o título mundial”, atestou.

Pena derrotou o francês Mehdi Saadi na final na Liga ARES Fighting Championship, no dia 11 de Maio do ano em curso. Aos 33 anos, o angolano tenciona abandonar a carreira aos 38 anos. Em 14 combates, venceu 13 e perdeu um com o francês Taylor Lapicus, no ano passado.

Demarte começou a dar os primeiros passos nas lutas desde pequeno, quando treinava Shaolin Kung Fu, Karaté e Judo. Descobriu o MMA na escola nas brincadeiras com amigos, em 2005.

  Secretária de Estado garante parceria

A secretária de Estado para o Desporto, Teresa Ulundo,  assegurou esta quarta-feira apoio institucional para a realização de um combate em Angola, na categoria peso galo de 62 kg, de Artes Marciais Mista (MMA), para o campeão mundial, o angolano Demarte Pena.

Em declarações aos jornalistas, a governante garantiu a parceria no final de audiência concedida ao lutador de MMA, na sala de reuniões do Ministério da Juventude e Desportos,  a quem foi apresentado o título da 12º edição do Mundial denominado, Ares Fighting Championship.

“Recebemos a informação, demos a nossa garantia e o nosso apoio.

Estaremos juntos na organização, tal como a preparação da competição.

É um torneio muito válido, porque o MMA já tem campeões e seguidores.

Queremos proporcionar a estes seguidores e campeões a oportunidade de assistir à competição. É um torneio muito válido. Pode ser uma competição ao mais alto nível”, esclareceu Teresa Ulundo.

Em relação ao encontro, a secretária de Estado para o Desporto referiu que foi oportuno ouvir e saber as pretensões de Demarte Pena.

“Felicitamos pelos 13 títulos de campeão do mundo. Juntos traçamos o caminho para poder seguir a sua carreira e realizar os seus objectivos”,  disse, tendo acrescentado que a Federação Angolana de Artes Marciais Mistas também manifestou um pedido de ajuda para o campeão angolano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *