Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Deputados do MPLA reforçam abordagem sobre o OGE

O Grupo Parlamentar do MPLA realiza hoje e amanhã, no Complexo Turístico Futungo II, em Luanda, as Primeiras Jornadas, com o objectivo de reforçar a abordagem em matérias ligadas à função de controlo e fiscalização e na elaboração do Orçamento Geral do Estado (OGE).

O porta-voz do evento, Jorge Uefu, disse que durante as Primeiras Jornadas Parlamentares do MPLA, que decorrem sob o lema “O papel do Grupo Parlamentar na Defesa da Linha Política do MPLA”, vão ser debatidas questões ligadas à responsabilidade política e social, função de controlo e fiscalização da Assembleia Nacional, a comunicação política e a importância dos media.

Quanto à responsabilidade política e social, os deputados vão fazer uma formação básica, em matéria de logística, e proceder uma apreciação ao processo legislativo e ao posicionamento do MPLA, nas esferas internas do partido.

Ao abordarem a função de controlo e fiscalização, os participantes vão receber explicações oportunas sobre a elaboração do Orçamento Geral do Estado (OGE), da acção governativa, do sistema de fiscalização e do processo legislativo.

 O porta-voz referiu que a abordagem da comunicação política e a importância dos media vai servir, a propósito, para que os deputados tenham maior preparação nessa matéria, visando conferir maior resultado na sua interacção pública e no domínio da gestão de crises.

 Jorge Uefu acrescentou que um dos objectivos é capacitar, no início da legislatura, os deputados, para que possam se familiarizar com a organização e o funcionamento do grupo parlamentar, da Assembleia Nacional e demais instrumentos que regem o exercício legislativo.

 Referiu que estão a participar das primeiras jornadas parlamentares da V legislatura, os deputados do MPLA efectivos, os que têm o mandato suspenso e os que seguem na lista de precedência.

O segundo dia do encontro está reservado à homenagem aos deputados que terminaram o mandato na legislatura anterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.