Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Detidos técnicos do INSS por desvio de 12 milhões de kwanzas

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve esta quarta-feira (20) dois técnicos do Instituto Nacional de Segurança de Social (INSS) por desvio de 12 milhões de kwanzas dos pensionistas.

Para o acesso a estes valores os suspeitos trocavam o IBAN de alguns dos reformados, cujas irregularidades foram verificadas na sequência de denúncias à Inspecção Geral do Estado (IGAE) o que resultou num trabalho de inspecção, reporta uma das rádio da capital.

Fruto de um trabalho de inteligência inspectiva a Direcção de Denúncias Queixas e Reclamações da IGAE tomou conhecimento de dois funcionários do INSS que estavam a beneficiar indevidamente de uma pensão de reforma em prejuízo dos funcionários que descontaram durante anos”, contou Frederico Lima da IGAE.

MAIS: Detidos supostos assassinos da cidadã vietnamita

O responsável explicou ainda que os técnicos da IGAE acompanhados pelo SIC deslocaram-se ao INSS onde foi confirmado a acção dos cidadãos Francisco Albino e Amílcar Daniel que exerciam as funções de técnicos de programação e inserção dos pensionistas respectivamente.

Os dois funcionários aproveitando-se do acesso ao sistema de pagamento dos pensionistas descontaram ao Estado ao receberem paulatinamente pensões de reformas indevidas de pensionistas, entre os quais alguns já falecidos”, disse Frederico Lima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.