Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

[EXCLUSIVO] Especialista defende autonomia na gestão hospitalar nas unidades sanitárias públicas do país

Tendo em conta os últimos acontecimentos no sector da saúde em Angola, vários especialistas são de opinião que deve haver uma autonomia na gestão hospitalar nas unidades sanitárias públicas do país.

Para Domingos Cristovão, especialista em gestão hospitalar e que falava para a RÁDIO NOVA 102.5 FM, deve existir uma completa autonomia nesse sentido, realçando que os hospitais terciários deviam merecer uma atenção maior a nível das unidades primárias.

A inexistência de uma boa gestão hospitalar tem contribuído para agravar as dificuldades de funcionamento dos hospitais nacionais, muitas delas básicas, como a falta de medicamentos por rotura em stocks, quando estes existem nos depósitos.

Segundo o médico, ouvido pela nossa estação emissora, um indivíduo que desconhece a ficha de entrega e depósito de medicamentos, e muito menos agrupar os materiais de acordo com as necessidades, não está habilitado para gerir um hospital. Por isso, é de opinião que os gestores mais qualificados e bem formados tomem contam das unidades sanitárias, tendo em conta o desenvolvimento do sector da saúde a nível do país.

Domingos Cristovão ressaltou ainda que a gestão hospitalar é algo novo no país e recorda que as pessoas que hoje dirigem as unidades sanitárias quase, na sua maioria, não têm formação na área.

De informar que o país já conta com uma Associação dos Administradores e Gestores Hospitalar de Angola, que está intrisicamente ligado a formação dos gestores e administradores da rede de hospitais, não só da pública mas também da rede privada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *