Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Falta de doutores em Matemática preocupa Faculdade de Ciências

A falta de matemáticos no país constitui uma grande preocupação para a Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, segundo a professora Maria de Natividade.

Universidade Agostinho Neto (UAN) falava à margem de uma Conferência de Modelagem Matemática na Saúde, sob o lema: “Fundamentos teóricos para modelagem multi-escala da dinâmica da doença”.

A conferência aconteceu no Auditório Maria do Carmo Medina, da Faculdade de Direito da UAN e foi apresentada pelo professor catedrático em Matemática Aplicada da Universidade de Venda, da África do Sul, Winston Garira.

A professora angolana revelou que o país possui apenas dois doutores em Matemática.

As causas apontadas para essa escassez de doutores nesta disciplina, de acordo com Maria de Natividade, é a ausência de uma política de desenvolvimento da Matemática, ao longo de 53 anos que foi implementada no país.

“Não há professores preparados para dar aulas em licenciatura, porque os estudantes terminam o curso com muitas debilidades e quando decidem fazer um curso de pós-graduação numa universidade de renome não conseguem fazê-lo, por não terem bases e em função disso desviam-se, fazem Pedagogia ou Ensino da Matemática”, disse.

Maria de Natividade acha grave que um professor de Pedagogia ou que fez Ensino de Matemática seja professor de Matemática na Faculdade de Ciência, porque desvia os objectivos do curso.

A docente apontou que é necessário fazer um recomeço no curso de Matemática, começando pelo doutoramento dos professores na mesma cadeira.

Destacou que a importância da Modelagem na Matemática da Saúde serve para saber os métodos, evolução e de como deter a doença, sendo preciso uma intervenção significativa e forte nesta disciplina.

Maria de Natividade também é representante do Comité Executivo da União Africana de Matemática e diz conhecer bem o desenvolvimento da ciência no continente.

Considerou que o encontro é uma dinâmica normal entre as universidades, um dos exemplos apontados foi a sua estadia recente em Espanha, na Universidade de Navarra, onde, durante seis meses, deu aulas e participou num grupo de investigação.

Explicou que a conferência é uma actividade entre a Universidade Agostinho Neto e o professor catedrático Winston Garira, da Universidade de Venda da África do Sul.

O objectivo, realçou, é estabelecer colaboração na investigação científica e outras actividades académicas com o Departamento de Matemática.

O professor está a coordenar um grupo de investigação em Matemática aplicada em Ciência da Saúde, para dar possibilidade dos estudantes de pós-graduação fazerem o doutoramento e identificar parceiros e financiamentos dos projectos.

Além das palestras destinadas a estudantes de pós-graduação, espera-se estabelecer formas de recrutamento de alunos de pós-graduação e investigadores sobre oportunidades de pesquisa em aplicações de Matemática às Ciências da Saúde, no seu grupo de pesquisa na África do Sul.

O doutor Winston Garira coordena o Grupo de Pesquisa em Modelagem Matemática na Saúde e Ligações Ambientais (MHELRG) da Universidade Sul-africana de Venda. Actualmente, está a desenvolver um trabalho de campo no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências Naturais da UA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *