Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Hezbollah anuncia morte de comandante em ataque israelita no Líbano
O Hezbollah anunciou esta madrugada a morte de um dos principais comandantes militares do movimento xiita, num ataque no sul do Líbano, atribuído ao exército de Israel.
“É com grande orgulho e honra que a Resistência Islâmica anuncia o martírio do comandante Taleb Sami Abdallah, conhecido como Hajj Abou Taleb, nascido em 1969 na cidade de Adchit, no sul do Líbano, que cavalgou como mártir na estrada para Jerusalém”, escreveu o grupo.

De acordo com uma fonte militar libanesa, citada pela agência de notícias France-Presse (AFP), o ataque aéreo ocorreu na cidade de Jouaiyya, a cerca de 15 quilómetros da fronteira com Israel, na terça-feira à noite, e provocou a morte de quatro pessoas.

Taleb Sami Abdallah “é o mais importante comandante do Hezbollah a ser morto até agora desde o início da guerra”, disse a fonte, referindo-se à ofensiva de Israel na Faixa de Gaza, em resposta ao ataque do grupo islamita palestiniano Hamas em solo israelita em 09 de outubro.

Num outro comunicado de imprensa, o Hezbollah anunciou a morte de outro membro do grupo, Mohammad Hussein Sabra. Uma fonte do movimento disse à AFP que Sabra morreu no mesmo ataque israelita.

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) confirmaram que efetuaram bombardeamentos numa zona do sul do Líbano, de onde o Hezbollah teria lançado, na terça-feira de manhã, “cerca de 50 foguetes”.

A fronteira entre Israel e o Líbano tem sido palco de uma escalada de violência, que já causou 493 mortos nos dois lados da fronteira e suscitou receios de uma guerra aberta.

“Estamos preparados para uma ação muito forte no norte”, ameaçou o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, na semana passada, durante uma visita às tropas destacadas na fronteira com o Líbano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *