Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Dom José Bamba assume presidência da CEAST

O arcebispo da Arquidiocese Luanda, Dom José Manuel Imbamba, foi eleito novo presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), para o triénio 2021-2024, durante a II Assembleia Plenária Anual da Conferência que decorreu de 6 a 11 deste mês.

A informação foi revelada, esta segunda-feira, pelo bispo Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, ressaltando que a eleição surge na sequência do fim do mandato da direcção anterior.

Durante o conclave, os bispos analisaram a vida política e social do país, tendo recomendado a melhoria do discurso político, para se garantir a paz, segurança e harmonia entre os cidadãos e a melhoria da capacidade de resposta dos órgãos policiais com meios que permitam melhor mobilidade e estímulo para os agentes.

MAIS: Vaticano é afectado por um julgamento histórico

Aconselharam que se declare Estado de Emergência no Sul do País, para permitir a ajuda da comunidade internacional para fazer face aos efeitos da seca, a inclusão de programas de combate à fome e à pobreza no Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), que haja um  esforço conjugado de salvaguarda do Estado democrático e de direito, mantendo a independência dos poderes Executivo, Legislativo e Judicial.

Nascido em 1965 em Boma, província de Moxico, Dom José Manuel Imbamba estudou teologia. Foi ordenado padre em 29 de Dezembro de 1991 na Diocesse do Luena.

Em 1999 formou na  Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma, e é professor de filosofia e língua portuguesa.

Em 2001 é nomeado secretário geral da Universidade Católica de Luanda e professor de filosofia no seminário de Luanda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.